sexta-feira, 13 de setembro de 2013

As Bruxas e o Feng Shui

Há alguns dias, a minha amiga e leitora Marcele veio me falar de umas loucuras de um tal de Feng Shui. Já tinha ouvido falar disso, claro, mas nunca fiquei curiosa o bastante pra realmente procurar saber o que era. Aí a Marcele chega me falando umas coisas de prosperidade e cores e eu fiquei curiosa. Abri o link.

Definitivamente, Feng Shui é bruxaria.

Pra quem não sabe o que é Feng Shui, eu apresento a definição gentilmente roubada de um site por aí: "O Feng Shui é uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz e cheia de Bênçãos Cósmicas." Isso tudo, claro, de uma forma bem resumida. É uma prática e uma crença muito mais antiga do que o Senhor das Almas; mas depois de dar umas pesquisadas, acho que os dois caminham é de mãos dadas!

Na verdade, eu só me ative ao estudo das cores pra montar esse post. Quando eu e a Marcele começamos a destrinchar isso, foi ficando cada vez mais assustador e impressionante o quanto tudo batia, e achei por bem trazer isso pra cá. Então, sem mais delongas, vamos ao Feng Shui dos nossos personagens!

Violeta/Lilás

Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo  para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Em excesso, o lilás ou violeta podem trazer depressão e ansiedade.

Não te lembra uma certa albina? Sabe, não é à toa que a Malena tem olhos violeta, e que o roxo domina a capa do primeiro livro. A Malena é o elo que mantém a família unida (afinal, ela é quem vota pra irem pra Oxford!), e é sempre a primeira a aplacar as inimizades. Mas tanta calma às vezes pode mascarar coisas ruins - e ela bem sabe disso!

Vermelho

No Feng Shui, é uma cor que pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligado ao elemento fogo e, por este motivo, deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante  e estimulante.  Em excesso, o vermelho provoca brigas, confusões e explosões de humor.

Se roxo é calma e vermelho é fúria, então roxo é Malena e vermelho só pode ser Dorothi! Nada poderia ser mais complementar nem mais oposto. Dorothi, com seu temperamento sempre impulsivo, precisa da calma e da sabedoria de Malena para aprender a se controlar. E Malena, às vezes muito hesitante e cuidadosa demais, precisa dessas doses de Dorothi para agir e reagir. E quando uma pega demais da outra... as coisas podem não acabar nada bem.

Verde

É uma cor neutra que representa o elemento madeira no Feng Shui. Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente, verde (madeira) alimenta o vermelho (fogo). 

Verde sempre foi a cor que associei ao Sam. Seus olhos são verdes, e a sua cor preferida é verde. E é bizarro como essa descrição se encaixa na cor, e tudo isso no personagem. Sam é o porto seguro de Malena - uma luz no fim do túnel quando todas as coisas parecem deslocadas. Mas quando Dorothi é adicionada à equação (e isso provavelmente vai fazer mais sentido à partir do próximo livro), o envolvimento passa a ser um risco para os dois; principalmente pra ele.

Preto

Pode ser uma cor muito opressiva e também depressiva. Está ligada ao elemento água no Feng Shui, e, por este motivo, deve-se ter muito cuidado na sua aplicação, pois pode passar a sensação de angústia. O preto pode lembrar luto, perdas e tristezas. 

Vários personagens do livro são associados ao preto, mas em especial Kathi e Toy. Embora eu não os ache parecidos, tenho que levar em consideração que os dois tem uma aura carregada - ela por todo o peso de sua vida passada, de tudo de horrível que sofreu para se tornar quem é, e ele pelas décadas condenado ao silêncio e à solidão, imortal e preso a uma promessa de Dorothi. Suas reações são bastante diferentes, mas tem muita angústia nesses coraçõezinhos.

Amarelo

Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. O amarelo estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.

É ou não é a cara da Frida? Ou até mesmo da Yara? As duas guias e protetoras da Malena, sempre muito sábias, sempre muito abertas, e sempre, sempre muito preocupadas. Por ela, por si mesmas. Mas não podem evitar, né? Pelo menos é o que diz o feng shui.

Bom, espero que vocês tenham curtido!
Pra mais cores e feng shui, vocês podem acessar esse link. E aí, se tiverem mais palpites, é só me contar!

Beijocas

Nenhum comentário: